Apresentação do RealBasic



Decendente do  basic , o RealBasic é uma linguagem de programação moderna,  orientada a objeto e dirigida a eventos com herança simples e de tipo de dados estáticos.

História

A versão original da linguagem foi desenvolvida em 1964. Foi projetada para ser uma linguagem fácil de aprender por programadores iniciantes. Na realidade, o nome "Basic" significa Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code(Código de Instrução Simbólica de uso geral para  principiantes).

A Microsoft liberou a sua primeira versão da linguagem em meados de 1970. Um novo fôlego de vida foi dado à linguagem em 1991, quando a Microsoft liberou o Visual Basic 1.0 (a mais recente versão do Visual Basic é conhecida como Visual Basic.NET. O Visual Basic é uma versão moderna do Basic, que tornou muito mais fácil o desenvolvimento de programas com interfaces gráficas para o usuário. Por ser uma linguagem altamente acessível, de fácil aprendizagem e capaz de permitir aos programadores desenvolverem aplicações rapidamente, programadores se aliaram a ela, e agora o Visual Basic em uma intensa gama de usuários.

REAL softwareInc., a companhia responsável pelo REALbasic, foi fundada em 1996. A primeira ascensão do REALbasic veio quando foi liberado em 1998 como uma ferramenta de desenvolvimento de aplicação rápida para plataforma Macintosh. Embora AppleScript fosse uma linguagem fácil de usar em aplicações de scripting, não poderia ser utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações. Como resultado, o REALbasic serviu como uma luva como ambiente de desenvolvimento de aplicações para o Macintosh.
A linguagem tem suas raízes no ambiente da Macintosh, mas o plano era desde o princípio criar um ambiente para desenvolvimento multe-plataforma. A Edição Profissional do REALbasic para Macintosh, foi lançada em 1999. Pela primeira vez, incluiu a capacidade de compilar aplicações para Windows.

O próximo passo real foi dado em 2003, quando a REAL Software adicionou a versão da IDE para Windows no lançamento do REALbasic 5.0. O lançamento do 5.0 foi muito importante para o REALbasic pois trousse também a adição de novas características que o tornaram uma linguagem de programação muito mais viável para programadores de aplicações mais sérios. Incluiu a capacidade para escrever aplicações em console e suporte a XML (que era uma surpreendente característica recém chegada). Embora fosse possível compilar Apps para Windows desde 1999, esta seria a primeira vez em que você poderia os desenvolver diretamente em Windows. A Versão 5.5, liberada em 2004, adicionou a capacidade de compilar Apps para Linux.


Terminologia do REALBasic

A terminologia descreve uma linguagem de programação diferenciando-as de varias outras linguagens. Embora conceitos semelhantes existam em toda linguagem orientada a objeto, eles não fazem parte totalmente do mesmo conjunto de características e às vezes recorrem a algo que usa terminologia diferente ou a mesma terminologia com um significado ligeiramente diferente. E no REALbasic não seria diferente.
O código de programação em REALbasic é organizado e apresentado em uma hierarquia. Quando você criar uma aplicação em REALbasic, você começa com um projeto. Todo o código de programação que você escreve para a aplicação é armazenado neste arquivo. Um projeto consiste em uma coleção de módulos e classes.

  • Projeto
    • Módulo
      • Constantes
      • Propriedades
      • Métodos
        • Sub-Rotinas
          • Código de programação
        • Funções
          • Código de programação
    • Classe
      • Constantes
      • Propriedades
      • Eventos
        • Código de programação
      • Menus
        • Código de programação
      • Métodos
        • Sub-Rotinas
          • Código de programação
        • Funções
          • Código de programação

Nesta lista, você pode ver que um projeto é composto de módulos e classes. Módulos e classes representam duas maneiras distintas de programar: procedural e orientada a objeto. Embora o REALbasic seja uma linguagem de programação moderna e realmente orientada a objeto, ele retém elementos com características de programação procedural para quando necessário, agilizar o processo ao escrever aplicações mais simples.

O REALbasic utiliza a idéia tradicional sobre como a terminologia da orientação a objeto descreve os módulos. Se fôssemos conservadores, não diríamos que módulos têm propriedades ou métodos. Ao invés, recorreríamos a eles como variáveis globais ou seqüência de dados e funções. Indiferentemente, a família do REALbasic tem optado por usar a terminologia da orientação a objeto em todos os aspectos da linguagem.

Todo o código de programação será escrito em um método. Métodos vêm em dois sabores: funções e sub-rotinas.

Além de métodos, classes implementam eventos em controles, que são basicamente métodos com algumas características especiais.

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